UNVERSIDADE VIRTUAL: análise dos meios pedagógicos da Univesp por meio da disciplina Projeto Integrador para Licenciatura

Autores

  • Bruno Tomazela Pasquali Universidade de São Paulo - FFLCH-USP
  • Pedro Henrique Pimenta Universidade Estadual Paulista - Unesp

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v9i2.648

Palavras-chave:

Universidade virtual; formação de professores; graduação EaD.

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar a análise dos instrumentos pedagógicos empregados para o desenvolvimento e avaliação das habilidades de escrita acadêmica ofertados aos alunos dos cursos de licenciatura EaD da Univesp. Os questionamentos levantados aqui se justificam pelo contexto de crescimento do número de professores formados por instituições EaD e a necessidade da análise da adequação dos cursos em oferecer estruturas apropriadas para o desenvolvimento das habilidades de redação científica. Tal análise ocorreu por meio da avaliação dos planos de ensino e rubricas de correção da disciplina Projeto Integrador para a Licenciatura, considerando também a participação discente e a seleção de oito relatórios de pesquisa desenvolvidos entre 2020 e 2022 em diferentes polos da universidade. As conclusões evidenciam que, embora haja o predomínio de estratégias pertinentes, são necessárias adequações pedagógicas no uso de rubricas de correção, avaliação de plágio, devolutiva aos discentes, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-12-2023

Como Citar

PASQUALI, B. T. .; PIMENTA, P. H. UNVERSIDADE VIRTUAL: análise dos meios pedagógicos da Univesp por meio da disciplina Projeto Integrador para Licenciatura. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 9, n. 2, p. 104–122, 2023. DOI: 10.18817/ticsead.v9i2.648. Disponível em: http://www.nead.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/648. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.